Trabalho Monográfico


Busca Link - Sites de Busca » Detalhes dos Artigos


 

O QUE É UMA MONOGRAFIA
 
Monografia é uma forma de apresentação dos resultados de uma investigação quando se utiliza o método de casos ou análise intensiva que consiste na descrição quase sempre exaustiva, minuciosa e aprofundada de um fenômeno social considerado nos seus mais variados aspectos.


COMO NÃO DEVE SER UMA MONOGRAFIA: uma simples cópia das idéias de outros autores, sem contestações e/ou reflexões próprias. E, principalmente, NUNCA apenas um "copia e cola" de textos alheios, pois isto é plágio e plágio é crime.


Duarte, Neves e Santos (2001, p.15) afirmam que o termo monografia é empregado da seguinte forma: Qualquer trabalho escrito, ou documento constituído de uma só parte ou de um número preestabelecido de partes que se complementam. Na verdade, a monografia pode ser entendida como dissertação ou tratado acerca de um ponto particular de uma ciência, arte etc.



Monografia
“é o relato que expressa o tipo de pesquisa freqüentemente solicitado como “trabalho de formatura” ou “trabalho final de curso”. Trata-se de um estudo minucioso sobre tema relativamente restrito”. (MARTINS,1990, p.18)


Monografia
  “é o tratamento escrito de um tema específico que resulte de investigação científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência” (SALOMON, 1995, p.179). 


Em uma pesquisa sobre a caracterização dos trabalhos científicos Salvador (1980, p.32), citando Rafael Lima, apresenta a conceituação de monografia: “A monografia é um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva”.


Há ainda diversas contribuições à conceituação do trabalho monográfico:


SALOMON (1995, p. 218), cita como Paul Bureau para nos dizer que monografia é “um método científico para o estudo dos fenômenos”.


Segundo LAKATOS (1992:102) “Tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver”. “A monografia é o primeiro passo da atividade cientifica do pesquisador. Algumas faculdades exigem que seus alunos, para obtenção de grau, realizem um trabalho cientifico de final de cursos, ou seja, a monografia.” (LAKATOS, 1992, p.151).


Segundo Lakatos e Marconi (1996, p. 151), a monografia consiste em “um estudo sobre um tema específico ou particular de suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia”.


De acordo com Medeiros (1999, p. 189), monografia "é uma dissertação que trata de um assunto particular, de forma sistemática e completa”.


Salomon (1995, p.219) nos ensina ainda que a palavra monografia significa “escrever a respeito de um único assunto”.
 

REFERÊNCIAS


 
DUARTE, E. N.; NEVES, D. A.; SANTOS, B. de I. Manual técnico para elaboração de trabalhos monográficos: dissertações e teses. 4ed. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2001.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo : Atlas, 1992.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1996.

MARTINS, Gilberto de A. Manual para elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 1990.

SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia . 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográficas; elaboração de trabalhos científicos. 8. Ed. Porto Alegre, Sulina, 1980.

 

 

Mais informações sobre monografia links abaixo:

www.monografiafacil.com
www.monografiamaxima.com
www.monografiapratica.com
www.monografiaurgente.com

Retornar para a categoria Monografias no Busca Link.





Busca Link - Sites de Busca - Os Melhores Links da Internet Brasileira
Busca Link - Sites de BuscaCadastrar LinkLinks RecentesMais Visitados

This site uses Thumbshots previews